Noticias

Jogos olímpicos de verão: saiba quando o ciclismo se tornou esporte

O ciclismo é uma atividade muito requisitada desde tempos muito remotos. À vista disso, o célebre Eloizo Gomes Afonso Durães entende que é interessante saber quando o ciclismo se tornou um esporte a fim de conhecer mais sobre essa atividade. Você se interessa pelo ciclismo? Prossiga consumindo o conteúdo e saiba quando o ciclismo se tornou um esporte.

O que é ciclismo?

De acordo com o homem de negócios Eloizo Gomes Afonso Durães, o ciclismo compreende uma atividade na qual se utiliza uma bicicleta para se locomover ou equipamentos semelhantes a mesma para fortalecer os músculos dos membros inferiores, e oferecer um melhor condicionamento físico auxiliando no controle da pressão arterial.

Portanto, essa prática, como o próprio nome evidencia, é realizada a partir de movimentos repetitivos provenientes da utilização de uma bicicleta para a mobilidade de um indivíduo. Ainda, esse tipo de exercício pode ser efetuado com o intuito de melhorar o condicionamento físico do mesmo, proporcionando uma condição de vida mais saudável. 

Quando o ciclismo se tornou um esporte olímpico?

Como comenta o renomado Eloizo Gomes Afonso Durães, o surgimento da primeira bicicleta ocorreu no ano de 1817. No entanto, embora o ciclismo tenha sido considerado um esporte cerca de 23 anos mais tarde, o mesmo somente foi considerado um esporte olímpico na edição de primavera dos jogos olímpicos efetuada em Atenas, em 1896. 

Isso porque, os primeiros modelos de bicicleta que surgiram possuíam uma série de empecilhos, que impediam o uso do equipamento para a prática de algum esporte. Desse modo, com  desenvolvimento de melhorias inteligentes na década de 1890, o mesmo pôde ser utilizado para a prática esportiva, que conhecemos como ciclismo.

Qual a história do ciclismo no Brasil?

Por fim, como indica o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, esse esporte possui uma origem europeia, consequentemente, tendo demorado para chegar nas práticas esportivas brasileiras. Assim, o ciclismo chegou à nação brasileira em meados do ano de 1895, no estado paranaense com os imigrantes alemães.

Logo, essa atividade esportiva surgiu primeiro na cidade de Curitiba, com a fundação do Clube ou Agremiação denominado Clube de Ciclistas de Curitiba. Dessa maneira, com a popularização dessa prática, foi elaborada a primeira pista brasileira de corridas ciclistas, o Velódromo Paulista, localizado na cidade de São Paulo. Interessante, não?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo