Noticias

Quer saber como funciona o intercâmbio voluntário? Marcelo Madureira Montroni explica!

Fazer trabalho voluntário é uma das melhores formas de adquirir conhecimento e ajudar ações sociais. Para Marcelo Madureira Montroni, além de ajudar uma causa importante para o mundo, há também a possibilidade de ter uma imersão cultural fantástica. Quer saber mais sobre as possibilidades de intercâmbio gratuito de forma voluntária? Continue lendo: 

Por que fazer um intercâmbio voluntário?

Se você se preocupa com o rumo que o mundo está tomando e gostaria de ajudar, mas não sabe como, talvez o intercâmbio voluntário seja uma boa opção. Além de ser uma opção para quem deseja viajar e conhecer novos lugares, existe a forma de intercâmbio gratuito através do voluntarismo. 

Segundo Marcelo Madureira Montroni, o programa consiste em uma troca das suas habilidades pessoais por estadia, refeições, passeios e até outros benefícios. Para jovens que desejam viver uma experiência diferente sem ter que desembolsar uma grande quantia, essa é uma boa oportunidade. 

O que você precisa saber antes de optar pelo intercâmbio voluntário? 

Gostou de saber sobre essa modalidade de viagem que permite unir uma boa causa a oportunidade de imersão cultural e experiências incríveis que contam não somente para a sua vida social, mas para o seu currículo profissional? Saiba mais sobre o assunto: 

Qual será a ajuda oferecida em troca do trabalho voluntário?

Para Marcelo Madureira Montroni, as assistências variam dependendo do programa e do lugar. Entretanto, as mais comuns oferecidas são a garantia de um lugar para ficar, café da manhã, almoço e outras refeições. Além disso, o voluntário poderá contar com bicicletas à disposição, aulas do idioma local e muitos outros benefícios que te fará mergulhar de cabeça na cultura local. 

Horário de Trabalho 

Como mencionado, o intercâmbio funciona com base na troca de um trabalho por moradia e comida. Por esse motivo, as ONGs cadastradas nessa modalidade costumam ter turnos de trabalhos de 4 a 5 horas por dia. Além do horário flexível, o voluntário terá pelo menos um dia de folga para explorar a região como bem entender. Para Marcelo Madureira Montroni, essa possibilidade de trocar de turno, além do pouco tempo trabalhado, pode ajudar o voluntário que pretende fazer um curso de idiomas ou até mesmo planejar viagens para conhecer melhor o país. 

Qualquer pessoas pode fazer o intercâmbio voluntariado 

O principal requisito para quem quer fazer o intercâmbio voluntário é ter vontade de ajudar, ser proativo e estar motivado a conhecer novas culturas e histórias. Se você se encaixa nesses requisitos, procure uma ONG que trabalhe com causas que te  motivem. 

Para Marcelo Madureira Montroni, se você quer ajudar em causas animais, saiba que a ONG Agripunk na Itália, faz um trabalho excelente no resgate de animais de fazendas ilegais.  Agora, se você prefere ajudar nos direitos das mulheres, conheça a ONG Sambhali, que trabalha para ajudar as mulheres que sofreram violência doméstica em Jodhpur, na Índia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo