Noticias

A aparição do automobilismo no Brasil: com Joni Ricardo Fernandes Duarte

Você já ouviu falar sobre como começou o automobilismo? Se a resposta for não, continue nesse artigo e leia a explicação do empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte. O automobilismo chegou ao Brasil tempos depois, então nesse artigo você pode entender como surgiu a história dessa modalidade tão ampla e conhecida. 

O começo

Primeiramente, vamos entender como tudo começou! Segundo o amante de automobilismo, Joni Ricardo Fernandes Duarte, em 1891, o aeronauta e inventor brasileiro, Santos Dumont, trouxe para território brasileiro o primeiro carro. Considerando que esse acontecimento ocorreu poucos anos depois da revolução industrial, podemos dizer que os carros comuns daquela época eram a vapor, mas com todo o crescimento da indústria de produção, o desenvolvimento de muitos setores teve impulso nessa época, principalmente o automobilismo.

Pensando nisso, o carro que a princípio chegou aqui não era de alta performance, mas a primeira aparição foi na França, em 1894. Não eram carros como os que competem nas corridas de hoje em dia, eram bem mais rápidos que os carros a vapor daquela época, mas ainda sim eram menos desenvolvidos quanto os atuais. Sem contar que o primeiro autódromo oficial foi construído anos depois, em 1907, em Brooklands, na Inglaterra.

A primeira corrida oficial 

No ano de 1894, também ocorreu a primeira corrida oficial. Amadora, afirma o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, mas que seria o estopim para o começo da jornada automobilística, sendo registrada pela revista francesa, Le Petit Journal. A primeira corrida ficou conhecida como a competição “sem cavalos”, isto é, era uma corrida com carros de baixo desempenho comparados aos de hoje, que possuem milhares de cavalos em sua potência.

No Brasil

O automobilismo havia chegado em território brasileiro em 1904, mas devido ao tempo que as descobertas de outros países tinham para chegar ao Brasil naquela época, as corridas automobilísticas só começaram a ganhar força e popularidade em 1930, quando os carros mais velozes já começaram a chegar e o principal autódromo do país, de Interlagos, ainda estava sendo finalizado. 

A partir daí, Joni Ricardo Fernandes Duarte menciona que grandes nomes da Fórmula 1 começaram a aparecer e ganhar reconhecimento não apenas no Brasil, mas também fora dele, como por exemplo o brasileiro Ayrton Senna, piloto que se tornou um dos mais renomados corredores do mundo inteiro. 

Segundo Joni Ricardo Fernandes Duarte, após a repercussão do falecimento do piloto, o automobilismo teve muito mais atenção e ganhou mais telespectadores. Com isso, a indústria automobilística no Brasil conseguiu um significativo crescimento em seu desempenho e a modalidade conseguiu mais popularidade entre pessoas de diversas idades, carregando a mesma emoção das corridas até os dias de hoje.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo